quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CPF passa a ser emitido junto com a Certidão de Nascimento








Desde ontem, dia 01/12, em São Paulo, foi criado um novo serviço ao cidadão que permite a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro da Certidão de Nascimento. Por meio do Convênio entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen – SP) e a Receita Federal, os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e imediatamente o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem custo algum.
De acordo com o superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, Marcelo Barreto, a medida será estendida a partir de hoje, dia 02/12, a todo país. Ele lembrou que antes, para ter acesso ao CPF o interessado tinha de procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar a taxa de R$ 7,00. Agora o serviço passa a ser gratuito. Através dessa medida a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, dificultando as tentativas de fraudes.
De acordo com ele, no próximo semestre, o governo pretende lançar a mesma sistemática para o caso de adolescentes que vão solicitar o Registro Geral (RG), que é emitido pelas Secretarias de Segurança Pública.
A Diretora da Arpen, Monete Hipolito Serra, que é registradora civil do Distrito de Jaraguá em São Paulo, informou que os cidadãos irão receber o documento na hora da solicitação, não alterando a rotina dos cartórios do Estado.


Fonte: EBC – Agência Brasil







Como tirar o RG do bebê?

  1. Compareça a um posto de identificação civil de sua cidade;
  2. Procure saber se na sua cidade é possível fazer agendamento por telefone ou apenas indo pessoalmente;
  3. A primeira via do documento é gratuita, a partir da segunda vida pode ser cobrada uma taxa que varia de cidade para cidade;
  4. Levar a Certidão de Nascimento do bebê (original);
  5. CPF;
  6. Um documento com foto do pai ou da mãe (quem estiver providenciando o documento);
  7. Uma foto 3 x 4 do bebê com fundo branco;
  8. É necessário o bebê estar presente para tirar as impressões digitais.
Site Papo Maternidade
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário