sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Atividade 17 - Discutindo sobre



Boa noite galera!

Na última aula o professor André nos entregou um cartão postal para analisarmos diplomaticamente e tipologicamente e como a atividade deveríamos postar as principais discussões da última aula. Este foi o nosso :



Análise diplomática e tipológica a seguir:
Espécie: cartão postal
Formato: cartão frente verso 10x15
Gênero: imagético textual
Forma: original múltiplo
Suporte: papel
Sinais de validação: Brasão da Universidade, selo e logomarca 
Fundo/Titular: Professor André
Função administrativa: Cartão postal publicitário 
Texto/Conteúdo: A foto retrata alunos trabalhando em Ateliê no ano de 1974 na Universidade técnica do Chile.
Documento de arquivo? Não, o cartão postal serve como instrumento de apoio, não é documento de prova, então não é documento de arquivo. 

Os principais pontos abordados foram:

Referente à padronização do vocabulário dos elementos de análise diplomática e ao tópico "denominação", pois houve uma confusão entre espécie.
Importância de estabelecer uma ordem para a análise diplomática, primeiro a espécie, depois o formato, em seguida gênero, forma, suporte, sinais de validação, isso vai nortear o restante da análise documental.
Foi discutido até que ponto o documento serve como prova. A diferença entre análise de conteúdo e análise de função.
Um grande problema: dificuldade em determinar se o documento é ou não é de arquivo, devido a falta de contexto. Pois, é através da relação que ele tem com outros documentos, que ele tem significado. Ou seja, quando se tem as informações de quem criou o documento, quando e onde foi criado, porque foi produzido, se entende o que o documento pretende provar e dessa forma, compreender a informação contida no documento e descobrir se é ou não documento de arquivo.
Diferença entre processo e dossiê: o processo tem começo, meio e fim; Tramitam e terminam; Todo processo tem norma e documento que termina o processo. Já o dossiê não tem começo, meio e fim; é mais flexível; não tem norma e não tem documento que termina o dossiê.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário