sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Atividade 10 - Aplicando as Tipologias








A atividade proposta pelo professor é que fizéssemos a análise dos documentos do Kit MCByte aplicando o modelo proposto por Luciana Duranti que consta no capítulo 5 do livro usos nuevos para una antigua ciência. Segue abaixo nossa análise:


Análise das séries documentais empresa MCEbyte

  1. Ficha Funcional
  2. Notas Fiscais
  3. Tabela de Preços
  4. Pedido de viagens virtuais
  5. Panfletos publicitários
  6. Projetos imagens impossíveis

 Elementos externos:
 Suporte

Material:Todos os documentos do Kit acima são compostos de suporte papel.
Formato: Folhas de papel A4: Ficha funcional e Panfletos publicitários
Folhas de papel A5: Notas fiscais, tabelas de preços, pedidos de viagens virtuais, projetos imagens impossíveis.

Escrita

Disposição, paginação, formatação: Formulários preenchidos.
Tipos de escrita: Em todos os documentos o texto é impresso, documento digital. Há diferentes tipos de letras do editor de texto. Nos quatro pedidos de viagens virtuais há escrita à mão nos campos assinatura.
Diferentes mãos, máquinas ou tintas: Não há nos documentos impressos vestígios de diferentes tintas utilizadas. No campo assinatura nos pedidos virtuais há assinaturas dos respectivos interessados.
Divisão em parágrafos: As notas fiscais, as tabelas de preços, as fichas funcionais são compostas por tabelas. O pedido de viagens virtuais e composto por texto dividido em parágrafos.
Pontuação: Segue padrão pontuação língua portuguesa em todos os documentos
Abreviaturas e iniciais: Em todos os documentos há a abreviatura SP para palavra São Paulo. Nos documentos pedidos de viagens virtuais há abreviatura UF, nas notas fiscais há Inscr. Est.  para Inscrição Estadual.
Rascunho e Correções: Na nota fiscal série A-1 nº 153 há uma rasura e logo após uma correção no campo endereço.
Software de computador: Em todos os documentos foi utilizado um editor de texto  para formatação dos documentos e também um editor de imagens para formatação dos panfletos e dos projetos de imagens impossíveis.

Fórmulas: Há fórmulas presentes no editor de texto que gera as Tabelas de Preços.

Linguagem:

Vocabulário: Nos documentos tabelas de Preços, notas fiscais, pedido de viagens virtuais o vocabulário utilizado é o comercial.

Composição:

Estilo: Linguagem comercial nas tabelas de preços, notas fiscais, pedido de viagens virtuais. Nos panfletos há linguagem comercial e publicitária e nos projetos há linguagem visual.


Sinais especiais: Nas fichas funcionais, tabelas de preços, notas fiscais, pedidos de viagens virtuais, panfletos publicitários há a logomarca da empresa MCEbyte. Nos pedidos de viagens virtuais que também é uma autorização de implante existem assinaturas dos interessados concordando como os termos do contrato padrão da MCEbyte, eximindo a empresa de qualquer dano. Os projetos são documentos individuais de um funcionário da MCEbyte por isso não pertence ao fundo da empresa e não possui sua logomarca.
Selo: Não se aplica

Anotações:

Fase de execução:

Autenticação: Fichas funcionais, notas fiscais, tabelas de preços, pedidos de viagens virtuais, panfletos publicitários são documentos produzidos pela empresa e atestamos isso ao ver sua logomarca. Os projetos de imagens impossíveis são pessoais de um funcionário que trabalhava na empresa MCByte.

Fase de gestão:

Quatro fichas funcionais:
Funcionários: Pedro Aurélio Figueiredo, nascido em 15/11/1952. Admitido em 01/03/1996 e demitido em 08/09/1999; José Arcimboldo, nascido em 28/03/1985. Admitido em 01/03/1996 e demitido em 08/09/1999; Júlio de Faria, nascido 04/11/1966. Admitido em 03/03/1996 e demitido em 08/09/1999; Tarsila de Andrade, nascida em 12/04/1976, Admitida em 01/03/1996 e demitida em 08/09/1999.
Notas fiscais (04):  Primeira nota datada de 23/04/1997. Cliente: Joaquim T Kirk, residente na av. Interprise, 2271 – S. Paulo. Segunda nota datada de 23/04/1997 em nome de Vinicius e Elisete Lima, residentes na Av. Copacabana, 50 – ap 12- Rio de Janeiro. Terceira nota datada de 27 de abril de 1997, em nome de Maria do Ingá, residente na Av. Herval, 321 ap. 42 – Londrina. Quarta nota datada de 28 de abril de 1997, em nome de Maria Clara Aligátor, residente na Rua Júlio Verne, 38 – São Paulo.

 Tabelas de Preços (04): Constam os serviços e produtos oferecidos pela empresa, os custos da empresa, comissão de venda, custo total, impostos e preço final. Primeira tabela datada de 01/04/1996, segunda datada de 01/04/1997, terceira datada de 01/04/1998, quarta datada de 01/04/1999.

São quatro formulários de pedidos de viagens virtuais nos quais constam os nomes dos clientes, seus respectivos endereços, telefones, documentos de identificação civil, datas e assinaturas.

Fase de administração:

Nas fichas funcionais há números de registros dos empregados. Pedro Aurélio Figueiredo registro 9608; José Arcimboldo registro nº 9605; Júlio de Faria registro nº: 9615; Tarsila de Andrade registro nº: 9701.
As notas fiscais possuem os seguintes registros: Nota nº 0151 série A-1, Nota nº 0152 série A-1, Nota nº 0153 série A-1, Nota nº 0154 série A-1.
As Tabelas de preços são identificadas através das datas de sua emissão.
Com panfletos publicitários percebemos apenas a qual empresa eles pertencem através da logomarca e endereço que identificam a empresa prestadora do serviço.

Elementos Internos

 Protocolo

Título: Os documentos são Ficha Funcional, Notas Fiscais, Tabelas de Preços, Formulário de pedido de viagens virtuais, Panfletos publicitários. Em todos os documentos citados constam os mesmos nomes para a empresa responsável por sua emissão. É a empresa MCByte, localizada na Rua Maurits Cornelis, 1989. São Paulo (SP). Fone (11) 3818-3795.

Data tópica/cronológica: Todos os documentos a data tópica é São Paulo/SP. Para todas as fichas funcionais a data de encerramento dos contratos que é 08/09/1999. Para as notas fiscais nº 151 e 152 a data é 23/04/1997, para nota fiscal nº 153 a data é 27/04/1997 e para de nº 154 a data é 28/04/1997. As Tabelas de Preços constam as datas de início de validade. A primeira é 01/04/1996, a segunda é 01/04/1997, a terceira é 01/04/1998, a quarta é 01/04/1999. O primeiro formulário de pedido de viagens foi assinado em 19/04/1997, o segundo foi em 20/04/1997, o terceiro 23/04/1997 e o quarto foi em 25/04/1997.

 Texto

Nas fichas funcionais o texto é iniciado pelo nome do funcionário. Constam seu endereço, cônjuge, data de nascimento, telefone, filhos, informações dos documentos pessoais, informações bancárias, admissão, rescisão e histórico do funcionário na empresa.
Nas notas fiscais além das datas constam os nomes dos clientes, endereços, e discriminação do produto e serviço com seu preço unitário e total.
Nas Tabelas de preços constam os serviços prestados pela empresa com os seus respectivos valores.
Nos formulários de pedidos de viagens virtuais constam os serviços a ser prestado com a ciência do cliente e sua respectiva autorização.
No panfleto publicitário o texto é iniciado por “Sem tempo para viajar?....desvendar os mistérios de uma arquitetura impossível.

Notificação: As fichas funcionais têm a finalidade de registrar o histórico dos funcionários da empresa. As notas fiscais têm o intuito de comprovação. As Tabelas de preços o intuito de informação. Os formulários de viagens devidamente assinados constam a ciência / autorização a respeito do procedimento a ser efetuado no cliente.

Disposição: Nos formulários de pedido de viagens constam os termos “desejo realizar..., autorizo a empresa..., declaro conhecer e concordar com todos....”. Nos outros documentos não constam esses termos.

Escatocolo:

Corroboração: os documentos possuem assinaturas de acordo com o padrão solicitado
Apreciação: Não há
Saudação: Não há
Clausulas adicionais: Não há
Atestado: Não possui
Certificação de firma: não possui
Notas de secretaria: Não possui
Classificação das empresas: Não há

Pessoas

Autor do documento: Quase todos os documentos são de autoria da empresa MCByte. As exceções são os projetos de imagens impossíveis que são de um fundo pessoal de um funcionário da empresa citada.

Destinatário do ato: Nas fichas funcionais, formulários de pedidos de viagens os destinatários são a empresa MCByte. As notas fiscais são os clientes que adquiriram os serviços. As Tabelas de preços tem como finalidade informar o público que tem interesse em adquiri algum serviço e os panfletos publicitários são o público em geral.

Destinatário do documento: Fichas funcionais é a empresa MCByte e os funcionários constantes nas fichas. São os mesmos do destinatário dos atos.
Tipo de ato: Os documentos geraram ações simples e contratuais.

Tipo de documento: Ficha funcional é um ato dispositivo; Tabela de preços é um ato informativo e dispositivo; Nota fiscal é um ato comprobatório; Formulário de pedido de viagens é um ato dispositivo, comprobatório; panfleto publicitário é um ato informativo.

Descrição diplomática: Os documentos envolvem atividades comerciais, vínculo empregatício, publicitários e informacionais.

OBS: Atividade alterada no prazo fixado pelo professor.




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário